Início

Dragagem do Porto do Rio Grande começa na próxima segunda-feira

Obra é de suma importância por ampliar significativamente calado do porto, permitindo embarcações maiores

Divulgação -

Começa na próxima segunda-feira (29) a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. O investimento será de R$ 300 milhões, com recursos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Deverão ser retirados 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso ao Porto. Esta é uma das principais necessidades do complexo portuário para o escoamento da produção gaúcha.

A primeira draga, Pearl River, com capacidade para retirar 24 mil metros cúbicos por vez, chega nesta sexta-feira. Logo a seguir, virá a draga Kaishuu, que tem capacidade para remoção de 16,5 mil metros cúbicos. Em janeiro, o trabalho poderá ser reforçado com mais equipamentos.

As obras estarão integradas ao SiMCosta, um sistema que utiliza boias especiais para medir as correntes marítimas e monitorar o material dragado. A ordem de início foi assinada nesta quinta-feira (25), em solenidade no cais do Porto Novo, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, o diretor de Infraestrutura Portuária e Gestão Ambiental do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Bruno Semeghini, o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, e o engenheiro Koen Robjins, representante do consórcio formado pela Dragabrás e Jan de Nul, responsável pela dragagem. 

“É motivo de muito orgulho para o porto este momento. Ele tem um grande significado para a estrutura portuária, para o Rio Grande do Sul e para o país”, afirmou Branco. Ele destacou ainda a participação ativa dos técnicos da Superintendência do Porto do Rio Grande, do apoio da Secretaria de Transportes do Estado e da Universidade Federal do Rio Grande para a obtenção da renovação da licença ambiental e posterior liberação da obra de dragagem.

Rogério Salazar enfatizou a satisfação de estar representando o governo gaúcho e a importância do Porto do Rio Grande para a Região Sul, o estado e o país. “Esta obra, de suma importância, vai ampliar significativamente o calado do porto, permitindo embarcações maiores, que vão transportar maiores volumes e mais riquezas, gerando um aumento significativo para a economia do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O ministro Valter Casimiro disse que o benefício da obra é incalculável, tendo em vista que o valor será muito maior para o porto e todos os produtores do Rio Grande do Sul e do Brasil que utilizam o canal como porta de importação e exportação. “O Brasil nunca dragou tanto quanto agora. Isso diminui o Custo Brasil. A gente precisa melhorar nossa estrutura”, frisou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Ruth Blank comemora 55 anos Anterior

Escola Ruth Blank comemora 55 anos

Marinha faz alerta da chegada de ciclone Próximo

Marinha faz alerta da chegada de ciclone

Deixe seu comentário